sábado, 5 de marzo de 2011

Sintomas de Câncer de OváriO

Sintomas de Câncer de OváriO

Sintomas de Câncer de OváriO O câncer ovariano é silencioso - portanto, leia com atenção:
- Atente para qualquer dor ou desconforto pélvico ou abdominal, vagos mas persistentes problemas gastrointestinais como gases, náuseas e indigestões;

- Vontade de urinar frequente e/ou urgente, sem que tenha alguma infecção;

- Perda ou ganho de peso inexplicável;

- Pelve ou abdome edemaciados (inchados), entumescidos e/ou com sensação de cheio, cansaço anormal, ou mudanças inexplicáveis dos seus hábitos intestinais.

Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, peça a seu médico uma combinação de exames pélvico/retal ,exame de sangue CA-125 e ultrassom transvaginal. O exame de Papanicolau NÃO detecta câncer ovariano.

Os fatores de risco e proteção para câncer de ovário mais conhecidos e que podem ser modificados são:
Dieta
Mulheres que ingerem alimentos ricos em gordura animal (carne, manteiga, leite integral, queijos, natas, banha, creme de leite, lingüiça, salame, presunto, frituras, pele de frango, carne gorda), têm mais chance de desenvolver esse tipo de câncer. Mulheres obesas têm mais chance de desenvolver câncer de ovário.
Manter-se dentro da faixa de peso ideal (veja cálculo de IMC), principalmente após a menopausa, comer dieta pobre em gordura e rica em alimentos de origem vegetal e não ingerir bebidas alcoólicas diminui as possibilidades de desenvolver esse tipo de câncer.
Terapia hormonal
Mulheres que fazem uso de terapia de reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa têm risco aumentado para desenvolver esse tipo de tumor.
Por isso, mulheres que fazem uso dessa medicação devem fazer com freqüência exames ginecológicos e ecografias (é um exame em que um transdutor - aparelho que emite uma onda sonora e o seu eco é captado pelo mesmo aparelho para gerar uma imagem na tela de um monitor- é introduzido na vagina da paciente assim como um espéculo, e o útero, as trompas e os ovários são visualizados) que controlam as alterações precoces nos ovários.
O intervalo entre um exame e o outro depende do resultado do exame anterior e da presença de outros fatores de risco.

0 comentarios:

Publicar un comentario

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons